Laboratório de Hidrobiologia da UFRJ realiza pesquisa de longa duração na Baia de Guanabara

O Laboratório de Hidrobiologia foi criado em 1995, a partir do Laboratório de Avaliação Ambiental e do legado da Professora Letícia M. Mayr. Atualmente coordenado pelo professor Rodolfo Paranhos é e é hoje em dia referência internacional em pesquisa sobre qualidade de água na Baia de Guanabara.

O nome “Hidrobiologia” é uma homenagem ao Dr. Luiz Lejeune de Oliveira, pioneiro nos estudos sobre a Baía de Guanabara. Nossa missão é estudar a qualidade das águas em diversos ambientes como a Baía de Guanabara, Baía da Ilha Grande, Oceano Atlântico e rios do Brasil. Outra importante missão é funcionar como uma central analítica ou laboratório multiusuário de análises químicas e microbiológicas de água.

Sob a gestão do biólogo, professor e PhD Rodolfo Paranhos, as pesquisas realizadas no laboratório se tornaram referência internacional na temática. Em matéria para o jornal online ((o))eco o professor explica se ainda existe vida na Baia de Guanabara.

 


A Baia de Guanabara

A Baía de Guanabara é a segunda maior baía do litoral brasileiro (a primeira é a Baía de Todos os Santos, BA). Ela é um estuário localizado entre a cadeia de montanhas da Serra do Mar e o Oceano Atlântico no Estado do Rio de Janeiro e é rodeada por uma densa área urbana que está distribuída em sete municípios: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. Ela faz parte do dia a dia da população, seja através do uso de transportes, seja pela sua utilização como provedora de alimentos ou até mesmo como receptora de seus rejeitos.
 

Expedições em Tempo Real

Mensalmente a equipe do laboratório realiza a coleta de água em diferentes pontos na Baia de Guanabara para posterior análise no laboratorial. As expedições podem ser acompanhadas em tempo real no site do laboratório.



Fonte : Dap


Divulgação Científica

A equipe do laboratório de Hidrobiologia do Instituto de Biologia da UFRJ vem se dedicando à produção de materiais voltados à divulgação científica e à especialização nesse tema .
A equipe já produziu cartilha educativa, um documentário e um jogo sobre a Baía de Guanabara (financiado pela FAPERJ).

Foi desenvolvido no laboratório um kit portátil de análise de água que está sob pedido de patente no INPI como Modelo de Utilidade. A equipe também elaborou um kit para explicação dos efeitos do aquecimento global nos oceanos.

Além disso, a equipe também tem participado de atividades de educação, tanto em escolas quanto em eventos de divulgação científica, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Pop Ciência na Rio +20.

A ênfase de nosso trabalho está na Baía de Guanabara e na questão da análise de água. Para isso, realizamos a atividade "Baía de Guanabara como tema gerador de atividades sobre o estudo da água e cenário de desenvolvimento", que possui como objetivos ampliar os conhecimentos da população sobre a Baía de Guanabara e, com isso, desenvolver atitudes de preservação desse ambiente.

Parceria com a Dapweb

No ano de 2016 a Dapweb firma parceria com laboratório e desenvolve um website para divulgar todo o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos, contendo mais de 40 artigos científicos, fotos, informações sobre as expedições em tempo real, mapas interativos, infográficos...

A Dap apoia essa ideia, conheça um pouco mais sobre o Laboratório de Hidrobiologia e o trabalho da Dap !

 


dapweb
Equipe Dapweb

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011) CRbio 96.148. Coordenou o setor de Planejamento Ambiental no Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA , instituição do terceiro setor, atuando em recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas protegidas. Realizando atividades de coordenação de projetos, planejamento ambiental, sistemas de informações geográficos, pagamento por serviços ambientais, desenvolvimento rural sustentável, gestão de recursos naturais, levantamento fundiário, monitoramento ambiental. Em 2017 fundou a Dap e atualmente realiza com levantamentos topográficos, aerofotogrametria com drones e desenvolvedor de sistemas webgis.