Projeto Ilhas do Rio alerta a população sobre a conscientização do descarte de plástico.

O Conselho Nacional de Pesquisa - CNPQ divulgou um vídeo sobre o Projeto Ilhas do Rio onde alerta a população sobre o descarte de plástico de maneira incorreta. Desde 2011, os mutirões de limpeza do Projeto Ilhas do Rio retiraram mais de meia tonelada de lixo das Ilhas Cagarras, Lagoa e Copacabana-RJ segundo a gerente de comunicação  do projeto, Bruna Duarte, os resíduos plásticos descartados de maneira incorreta inevitavelmente irão parar no mar.
Plásticos e outros poluentes descartados em redes de esgoto sem tratamento impactam a qualidade da água do mar ! Quem avisa é o Dr. Rodolfo Paranhos, pesquisador do projeto e chefe do Laboratório de Hidrobiologia da UFRJ. Há mais de 5 anos a equipe do laboratório faz o monitoramento da qualidade da água do mar em diversos pontos da orla carioca.
O projeto realizado pelo instituto Mar Adentro conta com patrocínio da Petrobrás e parceria do ICMBio, Museu Nacional da UFRJ e a Colônia de Pescadores do Posto 6 em Copacabana.

A Dap é parceira antiga do Laboratório de Hidrobiologia e apoia esta ideia !



O Laboratório de Hidrobiologia da UFRJ  coordena a pesquisa mais longa da oceanografia brasileira sobre qualidade da água do mar. Um trabalho feito com pioneirismo, tecnologia e paixão, no intuito de legar às gerações futuras, um ambiente cada vez mais limpo.

Fonte : CNPQ


dapweb
Equipe Dapweb

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011) CRbio 96.148. Coordenou o setor de Planejamento Ambiental no Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA , instituição do terceiro setor, atuando em recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas protegidas. Realizando atividades de coordenação de projetos, planejamento ambiental, sistemas de informações geográficos, pagamento por serviços ambientais, desenvolvimento rural sustentável, gestão de recursos naturais, levantamento fundiário, monitoramento ambiental. Em 2017 fundou a Dap e atualmente realiza com levantamentos topográficos, aerofotogrametria com drones e desenvolvedor de sistemas webgis.