Geotecnologias a serviço do desastre em Brumadinho-MG

OpenStreetMap (OSM)

A comunidade OpenStreetMap Brasil também se mobilizou para apoiar as atividades de resposta ao desastre, em cerca de 24 horas, a comunidade OpenStreetMap de todo o mundo mapeou toda a área do desastre, e em 48 horas foi mapeada praticamente toda a área atingida pela lama.
Veja o mapa

Estudos de Rompimento de Barragens utilizando o HEC-RAS

Instituto Geoeduc da MundoGeo disponibiliza de forma gratuita e por tempo indeterminado o curso on-line: Estudos de Rompimento de Barragens em HEC-RAS e AutoCAD Civil 3D. Essa iniciativa visa contribuir e valorizar a aplicação adequada de conhecimentos na nossa sociedade.De modo que, as áreas das geociências dialoguem com as engenharias e demais áreas do conhecimento. E que isso, de certa forma, possa ajudar a salvar vidas (humanas, flora e fauna) e evitar que elas não sejam colocadas em situações de fragilidade.Ministrado pelo professor Rafael Colucci, o curso tem aproximadamente 15 horas de duração bem como utiliza a plataforma EAD de ensino.
Acesse o curso no link

Simulação Numérica no Rompimento da Barragem em  Brumadinho-MG

 

Após o desatre em Brumadinho-MG, Fernando Bonato, realizou um estudo de caso performando uma simulação numérica bidimensional hidrodinâmica apenas com os dados disponíveis online. Mesmo com poucos detalhes, o mesmo pode realizar a simulação de ruptura com resultados satisfatórios da mancha de inundação. Tendo um estudo detalhado como este, é possível prever com boa precisão a mancha de inundação. Este mapa serve como base para criar um Plano de Emergência robusto e com rotas de fuga, tendo como resultado diminuir ou até mesmo evitar perdas de vidas humanas.



Fontes e dados utilizados: Autor: Fernando Bonato Modelo Digital do Terreno – INPE – 2011 Ortofoto - Pléiades Copyright CNES 2019, Distribution Airbus DS Fotos – site de notícias UOL e G1 Software: Janet, GIS, HydroAS 2D Musica: Tangerine Dream - Love On A Real Train

 


 


dapweb
Equipe Dapweb

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011) CRbio 96.148. Coordenou o setor de Planejamento Ambiental no Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA , instituição do terceiro setor, atuando em recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas protegidas. Realizando atividades de coordenação de projetos, planejamento ambiental, sistemas de informações geográficos, pagamento por serviços ambientais, desenvolvimento rural sustentável, gestão de recursos naturais, levantamento fundiário, monitoramento ambiental. Em 2017 fundou a Dap e atualmente realiza com levantamentos topográficos, aerofotogrametria com drones e desenvolvedor de sistemas webgis.