Como Mensurar a Tragédia em Brumadinho-MG

Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.

Como mensurar a tragédia do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho-MG ?

A Engesat, por intermédio de Laurent Martin, disponibilizou imagens PLEIADES de 50 cm de resolução colorida RGB de 18-01-19 de Brumadinho. MG, Mina Corrego do Feijão. Ortoretificada UTM WGS 84 Fuso 23 S GEOTIF , KMZ e ECW. Ortoretificada com parâmetros orbitais do dia 18/01/2019
A imagem pode ser baixada no link.



No dia 27 Laurent compartilhou com a comunidade imagens pós tragédia.

Link de acesso GRATUITO para baixar a imagem do satélite PLEIADES imageada na manhã de 27-01-19 , ortoretificada, mosaicada, reprojetada em UTM 23S WGS 84, GEOTIF e Jpeg 2000, 8 bits, 3 bandas, RGB, cores naturais, com contraste. Esta imagem foi adquirida com muitas nuvens, mesmo assim, foi processada pela AIRBUS e disponibilizada pela ENGESAT neste canal e outros atualmente utilizados para este assunto.
A imagem pode ser baixada no link.


Enquanto os bombeiros se debruçam na lama para tentar resgatar alguma vítima, diveros voluntários se deslocam para a localidade. Empresas e Startups se mobilizam para ajudar de forma organizada.

Abaixo segue uma mensagem divulgada em grupos de apoio no whatsapp

EMERGÊNCIA STARTUPS E GRANDES EMPRESAS, VOCÊS PODEM AJUDAR BRUMADINHO URGENTE
Brumadinho precisa de soluções startups ou empresas de tecnologia.

Precisamos que todos que entrarem neste grupo preencham seus dados neste formulário:
https://goo.gl/forms/hw3nUO2sC6EdBgPv2

Após o preenchimento dos seus dados, procure entrar em um dos grupos abaixo de acordo com sua intenção ou capacidade de atuação:

Gerentes de Projeto (para ajudar a organizar times e squads)

https://chat.whatsapp.com/Cmyd0zCJyqMBmLp7InMbpE

Drones e balões de monitoramento

https://chat.whatsapp.com/KRYQx3a5jjiFl7meXvdkC1

Mapeamento por satélite e fotografias de grande espectro

https://chat.whatsapp.com/ClcK3FLvqk4GvAihH2G6CG

IA, Analise de Dados, Processamento e Supercomputadores

https://chat.whatsapp.com/Lsgy7jc72Hj3M6xl4E9SXK

Médicos, Enfermeiros, epidemiologistas e soluções em saúde e healthtechs

https://chat.whatsapp.com/BAI4ifYxqNfJ7133hdYXdN

A Dap acredita que toda a ajuda neste momento é bem vinda, e que as politicas públicas para o licenciamento destas atividades sejam mais rigidas.


dapweb
Equipe Dapweb

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011) CRbio 96.148. Coordenou o setor de Planejamento Ambiental no Instituto Terra de Preservação Ambiental - ITPA , instituição do terceiro setor, atuando em recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas protegidas. Realizando atividades de coordenação de projetos, planejamento ambiental, sistemas de informações geográficos, pagamento por serviços ambientais, desenvolvimento rural sustentável, gestão de recursos naturais, levantamento fundiário, monitoramento ambiental. Em 2017 fundou a Dap e atualmente realiza com levantamentos topográficos, aerofotogrametria com drones e desenvolvedor de sistemas webgis.